Curriculo Prescrito
O currículo prescrito é um conjunto de
decisões normativas que são produzidas nos gabinetes das secretarias federais,
estaduais e municipais de educação. É um currículo totalmente distanciado do
currículo real, pois não respeita a diversidade, e não é construído pelos que
fazem a escola cotidianamente.
O currículo prescrito atribuí à escola o
papel de transmitir uma cultura com base na lógica da reprodução, um currículo
igual para todo o território e para todos os alunos, construído para que o
professor o execute da forma como veio estruturado. Mesmo o currículo sendo
prescrito, o professor através de sua interação deve construir, no dia-a-dia,
novas alternativas curriculares para a sua prática docente.
Nos dias de hoje ainda temos escolas quem
pensam que todos têm que ser iguais, onde a instituição escolar sempre se
organizou a partir dos padrões a serem cumpridos por todos, com práticas de que
a aprendizagem acontece no mesmo ritmo e no mesmo tempo, excluindo assim,
aqueles que fogem a esse padrão, com classificações e seleções baseadas no
modelo tradicional.
A escola se diz inclusiva, mais continua
tratando os alunos que são por natureza diferentes uns do outros, como se todos
fossem iguais, excluem aqueles que não se encaixam nos grupos sociais e
culturais que a cultura escolar impõe. Há diversos mecanismos que reforçam as
desigualdades socioculturais nos sistemas educacionais, um desses mecanismos é
o livro didático.
Assim como o currículo prescrito que vem
pronto para o professor executar, o livro didático também é assim. O professor
precisa ver o livro didático como um apoio um norte e não algo que o torne
refém dele.
O professor deve usar o livro didático como um recurso que irá auxiliá-lo em sua prática, proporcionando uma pedagogia emancipatória, de superação de uma cultura escolar excludente e de um pensar que passa pelo projeto curricular da escola.
O professor deve usar o livro didático como um recurso que irá auxiliá-lo em sua prática, proporcionando uma pedagogia emancipatória, de superação de uma cultura escolar excludente e de um pensar que passa pelo projeto curricular da escola.
Proposta de debate para os
professores.
O currículo escolar tem ação
direta ou indireta na formação e desenvolvimento do aluno, onde cada
instituição de ensino pode elaborar o seu currículo a partir das suas
necessidades e de seus alunos. Não ficando restrita a trabalharem de forma
padronizada. A partir desta analise cabe a nós professores fazer o seguinte
questionamento:
De que forma nós
professores em nossa ação diária estamos intervindo direta ou indiretamente na
formação e desenvolvimento do nosso aluno?
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